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Você sabe a diferença entre as gorduras?

Saturada x Insaturada x Trans

 

As gorduras (lipídeos) possuem diversas funções no nosso organismo. Assim, eles são importantes na formação de hormônios e fazem parte da constituição de membranas celulares, na transmissão de impulsos nervosos, exercem papel fundamental no sistema imunológico e na preservação do calor corpóreo através da camada subcutânea de gordura, pois agem como isolante térmico do corpo, protegendo os órgãos internos. Eles também auxiliam na absorção das vitaminas lipossolúveis (A, D, E e K), proporcionam isolamento elétrico e mecânico para a proteção das células e dos órgãos, e geram saciedade ao organismo. Ou seja, quando consumimos algum alimento rico em gordura, é normal demorar mais para sentir fome novamente, já que um dos papéis da gordura é retardar o aparecimento da sensação de fome.

É preciso também saber escolher entre gorduras boas e ruins, entendendo a classificação das gorduras em saturadas e insaturadas:

 

 

  • GORDURAS SATURADAS:

As gorduras saturadas são normalmente sólidas em temperatura ambiente e sua principal fonte são os alimentos de origem animal, especialmente carnes gordas, leite e manteiga, e óleos de palmeira e de coco; margarina dura, banha, bacon, creme de leite, chocolate, gordura de côco, manteiga de cacau, etc

Efeitos no corpo – Aumenta o colesterol ruim (LDL), que se deposita nas artérias, elevando o risco de problemas no coração

 

 

  • GORDURAS INSATURADAS:

Existente principalmente em vegetais, ela é líquida em temperatura ambiente.

As gorduras monoinsaturadas são as mais saudáveis e, de todas, devem ser preferencialmente consumidas. Elas estão presentes no azeite de oliva, abacate, amendoim e óleo de canola, óleo de açafrão, azeitona, castanhas, nozes, amêndoa, pistache. O consumo de gordura monoinsaturada reduz as chances de desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

As poli-insaturadas é rica em ácidos graxos essenciais, o Ômega 3 e Ômega 6, encontrada em peixes, frutos do mar, óleo de soja, óleo de milho, óleo de girassol, óleo de linhaça, óleo de canola, sementes oleaginosas

É bom alertar que, quando submetidas a altas temperaturas, as gorduras insaturadas tornam-se saturadas e perdem as suas propriedades boas. É por isso também que não se deve reaproveitar gordura.

Efeitos no corpo – Esse tipo de gordura ajuda a aumentar as taxas do “colesterol bom”, o HDL, e manter baixas as taxas do colesterol ruim, o LDL.

 

 

  • GORDURA TRANS:

A pior de todas as gorduras. Está presente principalmente em alimentos industrializados, como biscoitos (mesmo os de água e sal), bolos, confeitados e salgadinhos, e fast foods, como sanduíches, sorvetes e batatas fritas.

Apesar de não trazer nenhum benefício ao organismo e ainda aumentar o colesterol e o risco de doenças cardíacas, a gordura trans é muito utilizada nesses produtos, porque aumenta sua validade e deixa os alimentos mais saborosos e crocantes. Além disso, transforma óleos vegetais líquidos em gordura sólida à temperatura ambiente, como é o caso da margarina.

Efeitos no corpo – Não faz nada bem à saúde: aumenta o colesterol ruim e, ao mesmo tempo, reduz o bom

Tenha uma alimentação saudável e equilibrada. Procure um nutricionista

 

Priscila Cavichiolo

Nutricionista

CRN 8 9708

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