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Nutricionista explica Malefícios do Açúcar

O açúcar refinado faz parte do dia-a-dia das pessoas, seja em bebidas, alimentos, sobremesas, balas, etc. Estudos sobre alimentação de adolescentes revela consumo alimentar inadequado com excesso de açúcares e gorduras.

O açúcar é considerado uma droga estimulante e , por ser lícita sua venda, pouco se discute na sociedade sobre os malefícios à saúde humana. Vicia o cérebro porque estimula a produção de um hormônio chamado Dopamina, que é responsável pela sensação de prazer e bem estar, fazendo com que o organismo fique viciado nesse tipo de nutriente. Além do vício, o excesso de açúcar também prejudica a memória e dificulta o aprendizado, o que leva uma diminuição do rendimento nos estudos e trabalhos.

O açúcar refinado também provoca aumento da inflamação no organismo. O consumo regular leva a uma inflamação crônica que pode perturbar o funcionamento do sistema imunológico.

Quando ingerimos açúcar em excesso, o pâncreas fica sobrecarregado, produzindo mais insulina para normalizar as taxas de glicose no sangue,mas depois ele começa a não dar conta de tanta demanda, começa a entrar em falência parcial, produzindo pouco hormônio; ou total, quando deixa de ser produzida. Se não funciona, a glicose vai em excesso para a corrente sanguínea, o que resulta em diabetes. E as suas consequências são muitas. O excesso de açúcar também é revertido em tecido adiposo para ser armazenado.

Fornece calorias vazias, sem vitaminas e minerais, por isso preferir o consumo de açúcar mascavo ou de mel, pois contém mais vitaminas e minerais.

malefícios do seu consumo: Cáries nos dentes, obesidade, diabetes, colesterol alto, gordura no fígado, câncer, gastrite, pressão alta, gota, prisão de ventre, diminuição de memória, miopia, trombose, acne e depressão.

Com relação a importância nutricional, ele pode ser abolido do cardápio sem nenhum prejuízo para a saúde, pois ingerimos muitas outras formas de carboidratos em nossa dieta ( CHO complexos presentes nos cereais, batatas, pães, mandioca, milho, leguminosas, frutas e hortaliças).

Evitar o consumo:

  • Sobremesas: bolos, doces, pudins, etc.
  • Bebidas: refrigerantes, sucos de caixinhas, sucos em pó.
  • Produtos industrializados: chocolates, gelatina, biscoitos recheados, ketchup, leite condensado, nutella.

Tenha uma alimentação saudável e procure uma nutricionista.

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