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Durante muito tempo os grãos de cereais como o trigo, arroz, milho, centeio e aveia têm sido elementos dominantes nos hábitos alimentares sendo amplamente consumidos no mundo inteiro e em uma enorme variedade de produtos. Porém, a maioria  dos alimentos à base de cereais são consumidos na sua forma refinada, ou seja, os grãos passam por um processo onde são moídos e refinados, retirando as sementes e as cascas. Desse modo, a textura dos grãos é mais fina e podem ser conservados por mais tempo; porém, com isso perde-se fibras, ferro e muitas vitaminas do complexo B, perdendo sua qualidade nutricional.

 

Um grão integral é um grão inteiro composto por 3 camadas:

  1. Externa, onde está a casca, com quantidades de fibras e vitaminas (tiamina, niacina, riboflavina, piridoxina e ácido pantotênico), além de carboidratos complexos e fitonutrientes;
  2. Intermediária, onde está 80% do grão integral, contendo carboidrato, proteínas e pequena quantidade de vitaminas do complexo B;
  3. Interna, o gérmen, contendo vitaminas do complexo B, vitamina E, oligominerais e fitocompostos

 

Você sabe a diferença entre os diferentes tipos de arroz?

 

  • Arroz branco: seu grão é refinado, perdendo muitos nutrientes. È o menos nutritivo de todos;
  • Arroz parboilizado: passa por um processo de pré-cozer o arroz ainda na casca, fazendo com que algumas vitaminas não sejam totalmente perdidas. É, portanto, mais nutritivo que o branco;
  • Arroz integral: normalmente é marrom, mas também pode ser preto, roxo, vermelho ou amarelo dourado. É um grão íntegro composto pelas 3 camadas. Bastante nutritivo;
  • Arroz selvagem: na verdade, não é um arroz propriamente, mas uma semente. Tem o dobro de proteínas e fibras que o arroz integral, mas um teor bem inferior de ferro e cálcio;

Devido a essas qualidades, procure sempre ter na sua alimentação os grãos integrais.

Tenha uma alimentação saudável

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Priscila Cavichiolo

Nutricionista CRN 8 9708

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